Nossa História
Em 2023, Amanda Santos, estudante do SENAC no curso de Processos Gerenciais, participou de uma competição de empreendedorismo onde optou por trazer soluções para reciclagem têxtil no Brasil. Encontrando um cenário com poucas informações e nenhuma solução acessível às micro e pequenas empresas decidiu realizar pesquisas através de entrevista com mais de 40 empresas de moda e reciclagem têxtil na cidade de São Paulo. Constatada a defasagem comunicativa do setor decidiu transformar o projeto acadêmico em livro e lançou o primeiro e-book do Brasil que adapta informações legislativas a realidade das pequenas empresas o “Guia prático na gestão de resíduos têxteis – para pequenas empresas” que teve o apoio de empresas como: Fashion Revolution, SENAC, ABTT e Sou de Algodão. O e-book pode ser baixado gratuitamente aqui.
Em 2024, após passar por consultorias junto ao SEBRAE que intermediou conexões com empresas têxteis de diversos portes, para análise e validação dos problemas levantados pelo projeto, foi indicada a oportunidade de abrir um negócio pioneiro no Brasil com foco em inclusão e sustentabilidade para as PMEs, o que seria um ponto cego do mercado atual. Então nasce a Retece, empresa que intermedia a destinação de resíduos têxteis de pequenas empresas em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tendo a emissão de certificado que garante a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
O que nos guia
Missão:
Tecer um ecossistema no qual a reciclagem têxtil é acessível e escalável abrindo novos caminhos para fomentar a pesquisa no mercado.
Visão:
Ampliar, regularizar e tornar acessível a reciclagem têxtil no Brasil.
Valores:
- Transparência
- Educação
- Humanização
- e Compromisso.